quarta-feira, 13 de junho de 2012


Importância dos produtos orgânicos!!!

A propósito da Rio+20, é pertinente a pergunta: “teremos comida para 9 bilhões de pessoas?”. Estimativas da ONU indicam que em 2050 o planeta terá 9 bilhões de pessoas e que, em função disso, será necessário que a produção de alimentos aumente em 70% para que seja possível alimentar toda essa população.
O desafio que então se coloca é o de aumentar a produtividade sem comprometer ainda mais os recursos naturais. Com as mudanças climáticas, a degradação dos rios e a limitação da disponibilidade de terras, alcançar essa meta não será coisa simples.
A produção de alimentos está diretamente relacionada à disponibilidade e à qualidade da terra; assim, se as condições de clima, de solo e de água são paulatinamente pioradas, a oferta de alimentos diminui. Segundo especialistas, uma das maneiras de se evitar a queda de produtividade causada por esses problemas seria resgatar e manter o equilíbrio do ecossistema, aplicando técnicas de menos impactos nocivos ao ambiente. Tais técnicas garantiriam a melhor fertilização do solo e também o aperfeiçoamento da gestão biológica das plantas.
O Brasil se destaca em política ambiental, sendo referência, também, em técnicas agrícolas na zona tropical em tentativas de evitar a degradação do solo, extraindo mais produtividade dos recursos disponíveis. Um exemplo disso pode ser observado na cidade de Ipameri, em Goiás, na fazenda Santa Brígida. A fazenda era uma propriedade de solo pouco fértil e que dava mais prejuízos que lucros. Com a ajuda da Embrapa, técnicas alternativas ambientalmente corretas e economicamente viáveis foram aplicadas e, hoje, a fazenda se tornou modelo de produtividade no cerrado – sem nenhum prejuízo.
Um dos métodos utilizados nesta agricultura sustentável é integrar floresta, agricultura e pecuária na mesma área, procurando aumentar a produção a partir da biodiversidade. Com essas práticas, o governo brasileiro estima que seja possível duplicar a produção de grãos e de produtos da floresta e triplicar a de pecuária nos próximos 20 anos. Exemplos do uso da tecnologia que recupera a terra estão programados para ser exibidos na Rio+20, pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil). Veja abaixo as principais técnicas utilizadas para a produção de alimentos e de energia com menor impacto para o ambiente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário